quinta-feira, 25 de abril de 2013

FUNDO ROTATIVO SOLIDÁRIO





No dia 24 de Abril agricultores(as) familiares da comunidade rural de Malhada Alta se reuniram para debater sobre Fundo Rotativo Solidário (FRS), mediante essa iniciativa estão com muitas expectativas para que essa ideia se fortifique na comunidade.

A estudante de Agronomia Janaina Nascimento, plantou essa alternativa para que as famílias fortaleçam sua comunidade, que tem um excelente potencial para o desenvolvimento do FRS.

O que é Fundo Rotativo Solidário?

É uma poupança formada pela comunidade gerida coletivamente para melhor desenvolvimento da agricultura familiar. Essa poupança é doada através de doações voluntárias de recursos (de acordo com as condições financeiras de cada família) para o desenvolvimento de ações em prol a comunidade. Onde todos saem beneficiados.

É um FUNDO porque reúne recursos (financeiros, mão-de-obra, sementes, etc.). É ROTATIVO porque os recursos giram, circulam entre todos os participantes. É SOLIDÁRIO porque você recebe o benefício, mas também pensa no outro, divide com o irmão.

Funciona assim: quando uma família adquire um benefício, assume a responsabilidade de contribuir mais adiante com a poupança devolvendo o valor do bem recebido (ou aquela quantia determinada pelo grupo) para que ela ou outra família possa ser beneficiada novamente. Dessa forma, o fundo nunca fica vazio.

A formação de uma poupança comunitária e autofinanciamento é um direito de todos, reconhecido pelo Programa Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.


"Mediante a iniciativas como essa podemos formar comunidades organizadas e desenvolvida, onde a agricultura familiar possa tomar novo sentido. E ainda, com práticas agroecológicas que levem ao desenvolvimento sustentável, do campo e para o campo."

                                                                                            (Janaina Nascimento)

domingo, 21 de abril de 2013

ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR: VIVENCIAR,INTERAGIR E CONSTRUIR SABERES.



Alunos da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - estão a desenvolver o programa  Estágio interdisciplinar: Vivenciar, interagir e construir saberes. Que é composto por uma equipe por 12 estudantes de diferentes cursos - Agronomia, Ecologia, Medicina Veterinária e Zootecnia- , juntamente com uma equipe de professores, com Coordenação do Professor Joaquim Pinheiro,  e com uma parceria da ASA (Articulação d Semi-Árido brasileiro) , Rede Pardal e de alguns movimentos sociais como o MST (Movimento dos trabalhadores Rurais Sem-Terra). 
Tendo assim intuito de formar os jovens universitários com uma nova forma de gerar conhecimento, que consiste na troca de saberes entre a universidade e os Agricultores(as) familiares,buscando o desenvolvimento rural. Levando em conta a grande dificuldade de aprendizado que ambas as partes encontram: a universidade com a falta de informações e/ou conhecimentos sobre a agricultura familiar com base agroecológica, tanto os agricultores(as) familiares com a falta de pessoas capacitadas que prestem apoio no desenvolvimento sócio-sustentável  de sua comunidade.
Assim temos esse programa uma  iniciativa excelente na busca pela construção de novos saberes, baseados na realidade de nossos (as) agricultores(as) familiares, formando assim conhecimentos concretos para nosso crescimento profissional. 


Estagiários  e coordenador(Joaquim Pinheiro)
 do programa


Reunião para a apresentação do Projeto