terça-feira, 25 de outubro de 2011

ALUNOS DA UFERSA DESENVOLVEM TRABALHO SOBRE O CULTIVO DE FEIJÃO BRANCO COM DOSAGENS DIFERENTES DE ADUBO ORGÂNICA



  
Na disciplina de botânica II os jovens estudantes de agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido, com intuito de adquirir mais conhecimento sobre agroecologia desenvolveram esse trabalho, o cultivo de feijão branco com diferentes dosagens de esterco caprino.

  INFORMAÇÕES DO TRABALHO

   O feijão branco (Phaseolos vulgaris), assim como a maioria das hortaliças, exige quantidades elevadas de nutrientes prontamente solúveis dentro de um curto período de intenso crescimento. Por serem fontes de nutrientes e beneficiarem as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, os adubos orgânicos são amplamente recomendados para hortaliças Podem melhorar também a disponibilidade dos nutrientes pelo aumento do pH, da atividade de macro e microorganismos. A atuação conjunto desses e de inúmeros outros efeitos resultou, em alguns casos, em produtividades de feijão branco acima da média nacional obtidas em cultivos adubados com fertilizantes orgânicos.  O uso de adubos orgânicos nos solos é fundamental na melhoria das características químicas, físicas e biologias. Sua atuação se dá tanto na melhoria das condições físicas, como na aeração, na maior retenção e armazenamento de água, quanto nas propriedades químicas e físico químicas, no Fornecimento de nutrientes às plantas e na maior CTC (capacidade de troca catiônica) do solo, (SOUZA et al., 2005)
     O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência de doses de matéria orgânica sob a forma de esterco caprino, na avaliação do crescimento e desenvolvimento do feijão branco. O delineamento experimental foi em inteiramente causalizado, constituído de 4 tratamentos, com 10 repetições. Os tratamentos consistiram da dosagem com uma testemunha (0%), e as demais dosagens de 20%%, 40%%, 60% de esterco caprino, misturado com arisco. De modo geral conclui-se que a cultura de feijão branco se desenvolveu melhor com as dosagens de 0% e 20%. 
 
MENSAGEM

  TENDO EM VISTA QUE  É DE FUNDAMENTAL O INTERESSE DOS ALUNOS PARA QUE ESSA IDEIA  AGROECOLÓGICA SE PROPAGUE, FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PERCEBER QUE NÓS JOVENS PODEMOS ATRAVÉS DE NOSSO CONHECIMENTO PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS, PARA QUE AMANHA A FUTURA GERAÇÃO NÃO SOFRA AS CONSEQUÊNCIAS. JOVENS PROPAGEM ESSA IDEIA!
 Queria dar os parabéns aos alunos MARIANE ARAÚJO, THIAGO JOSÉ, POLLYANNE GOMES, MARIA JANAINA, RITA IANÁKARA, E a doutoranda MICHELE KARLA e ao nosso amigo FRANCELINO, por incentivar   o conhecimento agroecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário