Na disciplina de botânica II os jovens estudantes de agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido, com intuito de adquirir mais conhecimento sobre agroecologia desenvolveram esse trabalho, o cultivo de feijão branco com diferentes dosagens de esterco caprino.
INFORMAÇÕES DO TRABALHO
O feijão branco (Phaseolos vulgaris), assim como a maioria das hortaliças, exige quantidades elevadas de nutrientes prontamente solúveis dentro de um curto período de intenso crescimento. Por serem fontes de nutrientes e beneficiarem as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, os adubos orgânicos são amplamente recomendados para hortaliças Podem melhorar também a disponibilidade dos nutrientes pelo aumento do pH, da atividade de macro e microorganismos. A atuação conjunto desses e de inúmeros outros efeitos resultou, em alguns casos, em produtividades de feijão branco acima da média nacional obtidas em cultivos adubados com fertilizantes orgânicos. O uso de adubos orgânicos nos solos é fundamental na melhoria das características químicas, físicas e biologias. Sua atuação se dá tanto na melhoria das condições físicas, como na aeração, na maior retenção e armazenamento de água, quanto nas propriedades químicas e físico químicas, no Fornecimento de nutrientes às plantas e na maior CTC (capacidade de troca catiônica) do solo, (SOUZA et al., 2005)
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência de doses de matéria orgânica sob a forma de esterco caprino, na avaliação do crescimento e desenvolvimento do feijão branco. O delineamento experimental foi em inteiramente causalizado, constituído de 4 tratamentos, com 10 repetições. Os tratamentos consistiram da dosagem com uma testemunha (0%), e as demais dosagens de 20%%, 40%%, 60% de esterco caprino, misturado com arisco. De modo geral conclui-se que a cultura de feijão branco se desenvolveu melhor com as dosagens de 0% e 20%.
MENSAGEM
TENDO EM VISTA QUE É DE FUNDAMENTAL O INTERESSE DOS ALUNOS PARA QUE ESSA IDEIA AGROECOLÓGICA SE PROPAGUE, FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PERCEBER QUE NÓS JOVENS PODEMOS ATRAVÉS DE NOSSO CONHECIMENTO PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS, PARA QUE AMANHA A FUTURA GERAÇÃO NÃO SOFRA AS CONSEQUÊNCIAS. JOVENS PROPAGEM ESSA IDEIA!
Queria dar os parabéns aos alunos MARIANE ARAÚJO, THIAGO JOSÉ, POLLYANNE GOMES, MARIA JANAINA, RITA IANÁKARA, E a doutoranda MICHELE KARLA e ao nosso amigo FRANCELINO, por incentivar o conhecimento agroecológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário